segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Episódio 05

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

ROTA
- Ao fora de forma, um brado de ROTA.
- FORA FORMA. MARCHE!
ROTAAAAAAAA

AGRADECIMENTO.

Gostaria de agradecer a todos internautas pelo grande numero de acesso que este blog vem tendo, para mim é uma alegria ver o quando a Instituição Policia Militar é bem-quista pela população.
Em 15 dia que estamos no ar já ultrapassamos 90 acessos, para mundo da internet esse numero pode parecer quase nada, mas para mim é um resultado maravilhoso e espero que continue assim, pois esse numero é maior prova que 99,9% dos cidadão são pessoal de bem e que acreditam no trabalho da polícia.

Muitíssimo Obrigado 

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Abordagem da Força Tática.

Um dia com os policias da ROTA
parte 01

parte 02


EPISÓDIO 04

Treinamento dos Policias de Força Tática

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013


 rota
Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar

A mais conhecida e admirada unidade policial da nossa Polícia Militar, mas também a mais temida pelos bandidos.
Nos anos 70 o então 1º Batalhão Policial " Tobias de Aguiar" como era denominado e sediado no histórico quartel da luz localizado na Av. Tiradentes no centro de São Paulo, o efetivo do batalhão erá de 633 homens distribuídos na CIA de Comando de Serviços e três CIA de Choque e passou a ser responsável pelo policiamento da zona centro e a  tropa usava capacetes pretos com a insígnia ROTA.

Segundo consta, o criador do nome ROTA foi o oficial Edmundo Zaborski.

Mas com o aparecimento de ações terroristas como assaltos a bancos, explosões de bombas em locais públicos e etc, surgiu a necessidade de um policiamento mais forte, mais bem armado e com características de grande velocidade e impacto. Posteriormente o Estado Maior da PM determinou ao comando do Batalhão Tobias de Aguiar a criação de um policiamento diferenciado.

Então em 27 de Janeiro de 1970 um plano de execução elaborado pela seção de planejamento do Batalhão Tobias de Aguiar é publicado: PLANO PARA EXECUÇÃO - ROTA (RONDAS OSTENSIVAS TOBIAS DE AGUIAR).

COMPOSIÇÃO
 Pessoal : Pelotão composto por 06 equipes constituídas de :
01 motorista
04 cabos ou soldados
01 sargento comandante de equipe.
Um Oficial fará a fiscalização das demais equipes e executará também o patrulhamento.

Armamento e equipamentos.
Todos os policiais devem portar armas de defesa (revolver ou pistola) e cassetete, a equipe deve contar com 02 metralhadoras, uma carabina ou fuzil, algemas, munição química, máscaras contra gases, faroletes, estojo de primeiros socorros, guia da cidade, talão de ocorrência, extintor e cones de isolamento.

Gradativamente vão aumentando os recursos e o novo tipo de policiamento passa a trabalhar diuturnamente em todos os municípios da capital e grande São Paulo. A data de 15 de outubro de 1970 ficou consagrada como a data de criação da ROTA.

A BOINA PRETA.
" Os homens do capacete de tigre" como eram chamados os policiais da ROTA na zona norte de São Paulo, chegaram a conclusão que o capacete não era o mais adequado para aquele tipo de serviço e além de ser incomodo, toda vez que o policial descia da viatura para perseguir um bandido tinha que se preocupar em segurar o capacete. Então na sala de aula, conversando com os policias chegou-se a conclusão que a boina negra seria mais eficiente e cômoda e também serviria para destacar o policia de ROTA dos demais setores da Policia Militar.
Porém não haviam recursos para implantá-la e também a boina negra não constava no regulamento de uniformes da PM, mas em comum acordo de toda a tropa cada policial custeou sua própria boina e sob autorização do comandante do Batalhão Tobias de Aguiar, no dia 1 de Dezembro de 1970 no aniversário do batalhão, a tropa desfila com a boina preta ao alto comando da PM que posteriormente autoriza e publica no boletim geral da PM o uso da boina negra para a ROTA.

ROTA dias atuais.

MISSÃO PRINCIPAL:
Executar ações de controle de distúrbios civis e de contraguerrilha urbana em todo o território do Estado de São Paulo.

MISSÃO SECUNDÁRIA:
Policiamento Ostensivo Motorizado, através das "Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar" a ROTA, em toda a extensão do Estado, conforme a necessidade.

o 1º Batalhão de Policia de Choque Tobias de Aguiar está subordinado ao Comando de Policiamento de Choque, atuando como tropa reserva e de confiança do comando geral.

O patrulhamento tático da ROTA é desenvolvido por quatro Companhias de Policiamento de Choque Operacionais:

A 1ª CIA de Choque (ROTA noturna) realiza o patrulhamento no horário das 16h ás 04h.
A 2ª CIA de Choque (ROTA matutina) realiza o patrulhamento no horário das 7h ás 19h.
A 3ª CIA e 4ª CIA de Choque (ROTA vespertina) realiza o patrulhamento no horário das 12h ás 24h.
Cada CIA conta com seis pelotões sob o comando de um tenente PM. Cada pelotão deve ser composto por seis viaturas, sendo uma delas a do comandante ( ROTA COMANDO).

Os policias estão equipados:
1. Uniforme operacional.
2. Revólver ou Pistola PT- 24/7 .40 com seus respectivos carregadores. Metralhadora .40 para comandante de equipe.
3. Algemas com a chave.
4. Caneta.
5. Colete balístico.
6. Espargidor de gás pimenta.
7. Folhas de anotações (bloco ou agenda de bolso).
8. Lanterna pequena para cinto preto.
9. Rádio portátil, móvel ou estação fixa.
10. Canivete multi-uso.
11. Luvas descartáveis.
12. Lanterna.

Armamento na viatura
1. Espingarda calibre 12
2. Fuzil 7.62 ou M16
3. Carabina Puma
4. Escudo balístico
5. material para controle de distúrbio e outros materiais pertinente ao trabalho policial.

A ROTA é tropa mais conhecida no estado de São Paulo e mais temida pelos bandido, o seu histórico em ocorrência de gravidade é enorme por ser o policiamento específico para esse tipo de delito.
"Nós, Policiais Militares, estamos compromissados com a Defesa da Vida, da Integridade Física e da Dignidade da Pessoa Humana."

Como visitar: A PM faz um roteiro cultural aos sábados no quartel da luz. Para marcar uma visita e conhecer a rota e a cavalaria agende pelo telefone (11) 3327-7062. O passeio é gratuito



Homenagens

NÃO SE ESQUEÇA DE MIM, FOI POR VOCÊ

Mais um dia de serviço, assim como uma noite, uma missão cumprida...

Momentos repletos de perigo, emoção, aventura, alegria, tristeza...

O Sol ardente na pele, um cinturão cheio de balas, botas pretas, boina na cabeça, um rádio tagarela, onde não se ouve lindas músicas, somente números, vozes, um caráter geral, ocorrências que nos deslocam a todo tipo de lugar, asfalto, lama, mato, poeira...

Num local ermo um corpo frio, um mistério... um bêbado, um desordeiro, assaltos à banco...

Em nossas rondas noturnas, a lua, companheira de nossas noites, da luta.

Nas corridas, faróis, velocidade, sirenes, uma louca corrida para o fim da estrada, sem o fim da chegada...

Um certo policial, chuvas de balas, coração que dispara, uma lagrima que cai, um amigo que se vai...

E assim vamos nós, nas lutas, nas rondas, nas madrugadas, nos dias de sol e de chuva, passando aí em sua rua, em seu bairro, em sua cidade, em seus olhos, em seu medo, no seu pensamento, no seu sorriso, em sua vida...

E assim é o dever que abraçamos, para que se acentue ainda mais sua segurança e sua felicidade...

Deixamos nossos lares, nossas famílias, nosso mundo, nossos sonhos, nossos amigos, nossa companheira, nossos filhos; POR VOCÊ...

Cada vez que escutar uma sirene de viatura, mesmo que distante, mesmo que em seu pensamento, diga: Vão com DEUS, estou com vocês.

Cada vez que uma estrela brilhar mais forte para você, lembre-se que pode ser a vida de um de nós, que num último suspiro tenta dizer:

NÃO SE ESQUEÇA DE MIM, FOI POR VOCÊ



Fontes para elaboração deste post:
Livro: Quartel da Luz: mansão da ROTA: história do Batalhão Tobias de Aguiar / Tenente Coronel PM Paulo Adriano L. L. Telhada - São Paulo: Just Editora, 2011

sites:http://www.policiamilitar.sp.gov.br/unidades/1bpchq/index.html






domingo, 27 de janeiro de 2013

EPISÓDIO 03

sábado, 26 de janeiro de 2013




Tático Móvel até os anos 90 - Forças Táticas anos 90 até os dias atuais.
Policiamento cujo efetivo é fixado em razão de certas peculiaridades da região onde atua e do índice de criminalidade, considerados os homicídios e os roubos. Força Tática, por sua vez, é a denominação que recebe a fração da Força Patrulha reforçada, treinada para ações táticas de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública, tais como: a prevenção setorizada, com intensificação ou saturação localizada de policiamento, repressão ao crime organizado ou em locais com alto índice de crimes violentos, ocorrências de vulto, eventos de importância, controle de tumultos e ações para restauração da ordem pública de maior magnitude. Realiza o patrulhamento tático motorizado, executado com viatura de maior porte e com reforço de armamento e equipamento, empregado segundo as normas em vigor, isoladamente ou em conjunto, e coordenado com os demais programas do policiamento ostensivo.o.
Episódio 02

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Um pouco de História - GUARDA CIVIL DE SÃO PAULO

Em 1896 a estrutura policial do Estado de São Paulo, contava com uma Brigada Policial, três batalhões de infantaria, um regimento de cavalaria, um Corpo de Bombeiros, uma CIA de Guardas Cívicos da Capital e uma do Interior.

A Brigada, antigo Corpo Permanente, posteriormente torna-se a Força Pública de São Paulo.

Em 1898 a Guarda Cívica do Interior passa a denominar-se Corpo Policial do Interior, que tinha a função de policiamento por todo Estado, com exceção da Capital, Santos e Campinas.

Em 1901, surgi a Força Policial do Estado, integrada pelos batalhões de infantaria, corpo de bombeiros, cavalaria e a Guarda Cívica da Capital com a função de policiamento da Capital.

Em 1924, foi extinta a Guarda Cívica e passando a receber a denominação de batalhões.

Em 1926 deu-se a criação da Guarda Civil de São Paulo.

Causas que determinaram a criação da Guarda Civil - EM BREVE.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Águias da Cidade 

Acompanhar os passos de homens e mulheres que se arriscam para salvar vidas. Essa é a proposta de ÁGUIAS DA CIDADE, a nova série brasileira do Discovery. Dividida em oito episódios, a produção leva os telespectadores em voos dramáticos realizados pelo Grupamento Aéreo da Polícia Militar do Estado de São Paulo, mais conhecidos como Águias. Trata-se de um trabalho diário feito por profissionais competentes, capazes de transformar imprevistos, acidentes e fatalidades em oportunidades para o triunfo da vida. Pilotos, médicos e enfermeiros que estão sempre agindo no limite, seja de tempo ou de recursos médicos e técnicos.


ÁGUIAS DA CIDADE é um projeto que envolveu grandes desafios, incluindo o acesso à Polícia Militar e a logística montada com microcâmeras digitais, instaladas nos helicópteros e acopladas ao corpo dos integrantes das equipes do Grupamento Aéreo. Após mais de dois meses de pré-produção, foram mais de seis meses de gravações com acesso ilimitado ao Grupamento, resultando em quase 1000 horas de imagens que registram momentos emocionantes.


Dinâmica, ÁGUIAS DA CIDADE reúne toda a ação que se passa na cabine dos helicópteros e centrais de atendimento, captando as alegrias e frustrações de seus protagonistas. Desde a chegada da chamada, passando pelo deslocamento da equipe, as manobras e pousos arriscados, até o socorro prestado para estabilizar a pessoa acidentada e levá-la aos hospitais de referência. A série também mostra que, apesar do ritmo frenético do trabalho em questão, a urgência não deve comprometer a segurança da equipe de resgate - os pilotos são altamente treinados e, para fazer parte deste seleto grupo, os testes são rigorosos. A preparação dos oficiais que integram o Grupamento Aéreo também é foco dos oito episódios.

O Grupamento Aéreo da Polícia Militar trabalha em conjunto com o Corpo de Bombeiros e a Centro de Operações da Polícia Militar para atender aos mais graves e urgentes dos cerca de 30 mil chamados recebidos diariamente na cidade. E, nesta megalópole em que congestionamentos de dezenas de quilômetros são constantes, muitas vezes a ajuda só pode vir do alto. ÁGUIAS DA CIDADE dá voz a esses personagens, heróis anônimos que guardam a população de São Paulo. Histórias de vida de quem se dedica a servir e fazer o bem numa cidade em que o caos se impõe a cada minuto.



terça-feira, 15 de janeiro de 2013

GUARDA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO
FORÇA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Olá,

Esse blog visa mostra um pouco da história e divulgar o trabalho de nossa Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Espero que vocês gostem das fotos, histórias e informações que serão postadas nessa página.

Obrigado.